Amigos do facebook

Os horários dos jogos da Copa 2014

O Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo em 2014 e a Fifa já anunciou os possíveis horários dos jogos. O primeiro jogo acontecerá às 17h, no estádio que está sendo construído em Itaquera, zona leste de São Paulo. Na fase de grupos, as partidas podem ter início em seis horários: 13h, 16h, 17h, 18h e 21h. Os jogos das oitavas de final e das quartas de final podem ser realizados às 13h e às 17h. Já para os confrontos das semifinais não há alternativa: todos começarão às 17h. A grande final, que acontecerá no dia 13 de julho de 2014, no Maracanã, está marcada para começar às 16h.

Segundo a Fifa, as partidas respeitarão os fusos horários existentes no Brasil. Desse modo, a depender da cidade onde o jogo acontecerá, o horário de início de cada jogo será considerado conforme a hora oficial de Brasília ou a hora vigente na cidade em questão. Mas não teremos muito problema com isso, porque das 12 cidades que receberão jogos da Copa de 2014, dez estão sob o mesmo fuso horário, a hora de Brasília. São elas: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. Apenas Cuiabá e Manaus estão em um fuso diferente, com uma hora a menos que o horário de Brasília.

 Desde a Copa de 1994, nos Estados Unidos, o Mundial não era realizado em um país em que vigora mais de um fuso horário. De acordo com a Fifa, foram levados em conta cinco aspectos para a definição dos horários das partidas em 2014: a distribuição das equipes, a temperatura das cidades em que os jogos serão realizados, a logística de deslocamento dos torcedores entre as cidades, o tempo de descanso das seleções que compõem um mesmo grupo e o interesse das emissoras de televisão que irão transmitir os jogos.

Telma Gomes Souza